10 dicas infalíveis para ser um cabeleireiro de sucesso ( a 10ª é uma das mais importantes)

15
33979

Para ser um cabeleireiro de sucesso,  muitas vezes precisamos nos esforçar e se dedicar para subirmos na profissão. Algumas pessoas já nascem com o dom de conseguir cuidar da beleza de outras pessoas, tendo sensibilidade para entender o que elas querem e conseguir traduzir isso na hora de fazer os cabelos.

Atualmente não é tão simples ser um bom cabeleireiro, reconhecido pelos clientes. O mercado atual e extremamente competitivo e só tem espaço para os melhores brilharem.

Por isso, você precisa conhecer as 10 dicas infalíveis para ser um cabeleireiro de sucesso.

 O mercado atual e extremamente competitivo e só tem espaço para os melhores brilharem.

Conheça as 10 dicas infalíveis para ser um cabeleireiro de sucesso

  1. Conheça-se: quem conhece a si mesmo, tanto as qualidades, quanto os defeitos, sabe usar melhor sua personalidade para conseguir o que quer e atender aos outros. Conheça suas qualidades e as use, valorizando sempre. Domine os seus defeitos, saiba como lidar com eles. Não adianta, antes de ser um excelente profissional, você precisa ser uma excelente pessoa.
  2. Aprenda a ser humilde: muitos profissionais com talento acabam saindo do mercado por acharem que já sabem tudo e, conseqüentemente, cometem erros. Escute os outros, aprenda, estude bastante, pesquise, troque experiências, dedique-se sempre em se atualizar não só sobre sua profissão, mas também sobre o que ocorre no mundo.
  3. Trate muito bem as pessoas: isso obviamente vale para os clientes que devem ser muito bem tratados, respeitados, cortejados. Mas também para outras pessoas que podem ser potenciais clientes. Enfim trate bem clientes e seus acompanhantes ou famílias.
  4. Escolha bons cursos para fazer: não procure apenas pelo diploma ou certificado provando que você completou o curso. Escolha cursos que realmente ofereçam novidades e exija de você. Informe-se sobre como serão as aulas teóricas e práticas, se falarão de lançamentos do mercado de sua área e se existem alunos que fizeram o curso e estão se dando bem no mercado.
  5. Pratique: pratique muito. Não importa quem seja, trabalhe cabelos sempre que puder pois é assim que você pegará o jeito, terá intimidade para se arriscar, saberá lidar com os mais diferentes casos. Vale chamar os parentes, o vizinhos, sua comunidade, qualquer um. Todo mundo vai gostar de ter um cabeleireiro a disposição mesmo que esteja fazendo o papel de modelo.
  6. Seja sério: não importa a situação, seja sempre muito profissional, respeitando sua profissão de cabeleireiro, tendo postura, agindo com seriedade e compromisso com todos os clientes. Cuidado como se porta, o que diz, quem cita e mesmo ao falar sobre suas opiniões.
  7. Aprenda a ser um psicólogo: não adianta, todo cabeleireiro acaba se transformando em psicólogo. Mas entenda: seu papel não é analisar o cliente. Apenas ouça. Muitas vezes é isso que as pessoas precisam, de alguém que as ouça. Não fale sobre assuntos polêmicos, não entre em conflito. Tudo o que você disser deve ser dito com otimismo, para levantar o astral do cliente. Seja positivo, transmita energia e o cliente sempre vai querer voltar por sua alegria. Atenção: o sigilo sobre o que o cliente falou é total e absoluto.
  8. Seja um empresário: não importa se você já tem o seu próprio salão ou está apenas começando na profissão, pense sempre como um empresário. Você é sua empresa e por isso precisa pensar no marketing, na publicidade, na execução, na qualidade, em novos investimentos. Pense em todos os setores, inclusive o financeiro, para administrar você mesmo como profissional.
  9. Seja perfeccionista: sim, isso fará você melhorar sempre. Observe em que ponto está errando e descubra como se melhorar nisso. Cobre resultados e crescimento de você mesmo e da equipe se for o caso. Sempre determine objetivos e metas, como a prospecção de clientes e cotas de vendas.
  10. Seja profissional: Ser profissional é trabalhar com ética, com vontade e sobretudo com excelência. Faça de seu salão um local de excelência, com os melhores resultados. Você conquistará colaboradores e clientes.
    • Use roupas adequadas, com cores neutras e mais para frias. Evite decotes, peças muito justas e roupas curtas, sinta-se linda e transpire beleza.
    • Fale corretamente. Faça aulas se for preciso. Use um tom de voz agradável e jamais fale palavrão
    • Saiba liderar: Liderar é desenvolver a visão do que é possível realizar e ser capaz de inspirar outros a ajudá-la a realizar estas possibilidades.
    • Mantenha seu salão (ou o salão onde trabalha) sempre arrumado e limpo. Faça um local aconchegante, onde as pessoas desejem estar.
    • Fale sobre seus serviços com propriedade e segurança. Use os trabalhos anteriores como referência para as suas clientes.
    • Atenda parceiros e vendedores em um ambiente onde atendem os clientes, ou reserve um espaço somente para isso.
    • Não atenda o celular enquanto atende seu cliente. Seu cliente precisa saber que aquele momento você está dedicada para ele, afinal ele está pagando por isso. Dê sempre sua atenção total ao cliente que está atendendo
    • Não tente atender mais clientes do que o salão comporta

Com toda essas dicas acredito que você tenha em mãos uma boa forma de realizar um ótimo trabalho com seus clientes, deixando-os mais felizes e fidelizados.

Mas o mais importante é que eles irão falar bem de você para outras pessoas, que possívelmente irão dar preferência a você para realizar os serviços que elas necessitarem.

Isso chama-se o marketing boca-a-boca, isso com certeza vai ser muito bom para seu negócio, mas não deve ser o único, por isso escrevi um artigo de Como Atrair Mais Clientes Para O Meu Salão De Beleza?, que com certeza irá lhe ajudar muito em trazer clientes para seu negócio.

Como Manter Seu Salão Sempre Cheio de Clientes

Espero que essas dicas sejam de grande importância para vocês, caso tenham dúvidas ou queiram deixar suas impressões,  deixe um comentário. Será um muito bom saber o que você pensa!

Se você tem alguma dica para passar para seus amigos de profissão sejam um cabeleireiro de sucesso, deixe um comentário logo abaixo e ajude a melhorar essa profissão tão linda e necessária. 😉

Se você gostou, clique nas estrelas e nos de uma avaliação.

Avaliação dos Leitores
[Total: 563 Média: 4.2]

 

15 COMENTÁRIOS

  1. Fiz o curso de cabeleireira,goste imenso desta área só que infelizmente ainda trabalho por outros não estou gostando pq já percebi que qdo faço um trabalho a minha patroa não me deixa fazer a finalização.Ja pensei em sair a encontro de outras pessoas ou caso contrário penso em fazer um pouco para mim mesma mesmo que for iniciado de quase nada.O que me aconselharia.bjs,gostei do vosso blog

  2. Eu tenho um sonho… e ele sempre foi ser cabelereira, quando terminei o Ens. Médio meus pais me fizeram escolher uma faculdade, escolhi Psicologia, pensando ja futuramente em como ela poderia me ajudar a entender mais os clientes.. Mais infelizmente penso, que so estou adiando meu sonho. Eu tenho 19 anos e terminarei a faculdade com 23.. Já pensei em mudar de curso, para publicidade ou administração pois ambas me ajudariam tbm na profissão.. Entretanto começo a perceber que para ser um bom profissional cabelereiro é preciso aprender com a prática e com o dia a dia, e isso nenhuma faculdade vai me transmitir.
    Grata pelas dicas! Sucesso!!

    • Você deveria fazer a faculdade de Estética e Cosmetologia. É um nível superior de dois anos, diploma de faculdade, que vc aprende tudo de estética: cabelos, pele, unhas, enfim, corpo inteiro. E ainda aprende sobre gestão de spas, salões, clínicas…vc teria conhecimento profundo para administrar um salão e quando fizer o curso de cabeleireiro, vai tirar de letra, porque aprendeu tudo na faculdade, de forma mais profunda.

  3. Vou iniciar nessa linda profissão agora é estou bem feliz, sempre gostei de ver as outras pessoas sendo transformadas e lindas depois de um belo tratamento , acho que irei me dar super bem e espero daqui um tempo abrir meu próprio salão, amei as dicas irá ser muito útil para mim..😄

  4. Sou cabeleireiro a 25 anos comecei novo aos 16 anos hoje tenho 40 !para min uma ótima profissão gosto muito do que as pessoas não valorizam trato todos os clientes bem com educação gentileza senpre sirvo café e até suco geladinho mais e só aparecer outro salão com corte mais barato para as pessoas abandonarem cobro 15 reais um preço justo com as pessoas e meu tempo de profissão estou muito descomte por causa disso já fiquei até doente faço tratamento de estresse agudo por causa disso para min é uma profissão muito ingrata !!!!!!

    • Olá Renato chacon,

      Realmente ser Cabeleireiro é muito digno e é uma profissão muito importante. Quanto aos clientes que procuram preços mais baixos, isso sempre existirá. Mas também tem clientes que gostam de um atendimento diferenciado e pagam o preço desse atendimento. A dica que dou é que você procure qual sua clientela através do tipo do seu atendimento. Especialize-se em alguma atividade, e foque nessa especialização. Procure algo novo que não tenha na região onde trabalhe. Os clientes saberão distinguir o que é bom para eles. 😉

  5. CABELEIREIRO É UMA PROFISSÃO MENOS ESTRESSANTE?
    Colunista Cesar Vale

    Muitas pessoas consideram o nível de estresse em uma profissão ao escolher uma carreira. Mais é dificil escapar, não é mesmo? Nenhuma profissão está totalmente livre do estresse.Todos precisam lidar com as responsabilidades e os desafios do trabalho. Mas algumas carreiras são simplesmente menos estressante do que outras.

    E pasmem temos um bom motivo para comemorar: O cabeleireiro está no top da lista de trabalhos MENOS ESTRESSANTES de 2015.

    Você é uma pessoa calma ou estressada? O estresse, para quem não sabe, é a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos que influenciam cada indivíduo, sendo que muitos destes estímulos estão completamente ligados ao trabalho.

    O site norte-americano Career Cast resolveu listar os 10 empregos mais e menos estressantes disponíveis no mercado. Mesmo sendo uma pesquisa americana diz muito sobre nós também.

    Outros trabalhos menos estressantes que foram incluídos na lista são os de fonoaudiólogo e de professor universitário titular.

    Ainda mais interessante é que a lista diz que cabeleireiros, menos tendo um salário menor que em outras profissões, são mais felizes. Há várias hipóteses para essa condição.

    _ Cabeleireiros amam O QUE FAZEM.
    _ Gostam de ajudar os outros.
    _ Sentem satisfação em ver seus clientes satisfeitos

    A folha de São Paulo, fez o seguinte comentário sobre a matéria,
    “ADMINISTRAR UM SALÃO DE BELEZA pode render algumas dores de cabeça, mais a oportunidade de fazer seus clientes se sentirem mais bonitos pode dar aquela sensassão “NEM PARECE TRABALHO”.

    Você concorda com a pesquisa? Acha mesmo que cabeleireiros são menos estressados?Sabia que você pode comentar nossos artigos diretamente no site?

    No Blog a matéria tem mais informações interessantes como um infográfico com a descrição da pesquisa. Acesse-la e leia mais.

    www.vidadecabeleireiro.com/#!CABELEIREIRO-É-UMA-PROFISSÃO-MENOS-ESTRESSANTE/cu6k/55b63ef70cf253981fc88a3

    Fontes utilizadas para a construção da matéria;
    Fonte texto – Site Ama Beleza
    Fonte texto – Folha de São Paulo
    Fonte Infográfico da Pesquisa – Circuito Mato grosso
    Fonte Texto – Vagas Profissões
    Fonte Texto – Info Exame

  6. Assisti uma série de 3 vídeos que ensina como sobre COLORIMETRIA CAPILAR, recomendo muito pra quem é cabeleireiro, aprendi BASTANTE, o link dos vídeos é esse: http://bit.ly/videos-colorimetria

Deixe um Comentário