4 passos indispensáveis antes de comprar sua maquiagem

0
1432

As prateleiras das lojas e os sites especializados estão cheios de ótimas opções de maquiagem. Mas antes de gastar dinheiro se aventurando por eles você deve aprender os 4 passos indispensáveis antes de comprar sua maquiagem.  Afinal, ninguém quer jogar grana pela janela com um batom arrasador que não combina em nada com você. Primeiro descubra como sua pele é para depois comprar o que realmente vai funcionar.

Passo 1: Descubra seu tipo de pele

Existem 5 tipos de pele e cada tipo de maquiagem funciona de uma maneira em cada uma delas. Descubra qual é a sua:

Pele NormalPele normal: ela é macia, suave, flexível e possui uma textura fina. Ela é o tipo de pele mais equilibrada pois nem é gordurosa nem é seca. Geralmente os poros são pequeninos e não são notados. É a pele daquela pessoa que parece refletir saúde.

Pele OleosaPele oleosa: ela produz uma quantidade maior de óleo. Seus poros são dilatados, maiores e mais escuros por conta da atividade sebácea. Seu aspecto é brilhante e gorduroso e pode ter tendência para desenvolver espinhas.

Pele SecaPele seca: ela tem tendência a descamar e possui pouca elasticidade. Por isso também pode ter tendência para envelhecer mais rápido. Quem a tem precisa cuidar para não desenvolver rugas e linhas de expressão pois a secura aumenta esse risco.

Pele MistaPele mista: muito mais comum do que as outras, ela é uma combinação da pele oleosa – na zona T composta por queixo, nariz e testa – enquanto no restante do rosto é normal ou seca.

Pele SensivelPele sensível: é uma pele frágil que pode ficar irritada e inflamada se entra em contato com produtos muito fortes. Sua textura é fina e muito delicada e tende a ficar manchada com as alterações do clima.

Passo 2: Descubra o tom da sua pele

Quando se trata de maquiagem, pensar no tom de pele é mais do que dizer se você é branca,  amarela ou negra. É preciso descobrir também a temperatura da sua pele, isto é,  se ela é fria ou quente.  Existem alguns truques para desvendar esse mistério.

Na luz natural,  pegue uma moeda prateada e outra dourada e coloque as duas sobre sua mão; Observe qual das duas cores combina mais com sua pele. Se for o dourado, significa que sua pele é quente, caso seja o prateado,  sua pele é fria.

Outro truque: prenda todo o cabelo para trás e limpe muito bem sua pele para ela ficar o mais natural possível.  Um de cada vez,  enrole panos coloridos próximos ao seu rosto e observe quais tons ficam melhores em você.

Você também pode olhar a tonalidade de suas veias no antebraço. Se forem azuis e rosas seu tom provavelmente é frio. Se as veias forem amareladas ou verdes é sinal de que sua pele é quente.

Passo 3: Escolha marcas que atendam o seu tipo e tom de pele

Agora você vai entender porque os dois primeiros passos são os mais importantes entre os 4 passos indispensáveis antes de comprar sua maquiagem. Com as informações que tem em mão agora, chegou a hora de escolher sua maquiagem.

Pense em seu tipo de pele e em qual tipo de consistência funcionaria melhor nela. Se você tem a pele seca, por exemplo, é mais aconselhável ter maquiagens cremosas, como blushes, sombras e batons cremosos ou líquidos.

Já quem possui pela mais para oleosa, o sugerido é adquirir maquiagens na forma de pó. Quem tem pele mista deve optar pelos dois tipos de maquiagem dependendo do lugar onde será aplicado.  Sabendo a textura de sua maquiagem,  agora falta escolher as cores.

Pessoas com pele quente devem comprar makes em tons dourados,  alaranjados,  vermelhos,  tons de terra.  As de pele fria ficam melhor com maquiagens de tons azul, verde, cinzas e bordô. Vale lembrar que quem tem pele sensível precisa tomar cuidado com as compras.

Prefira cosméticos próprios para peles sensíveis,  maquiagens naturais sem ingredientes químicos. Independentemente do tipo e tom de sua pele, compre apenas produtos de qualidades,  feitas por marcas famosas ou reconhecidas.

Assim você garante que os ingredientes usados na maquiagem não farão mal à sua pele ou saúde,  ao contrário, boas maquiagens tratam enquanto colorem a sua pele. Elas possuem hidratantes, protetor solar, entre outras coisas.

Passo 4: Compre produtos de qualidade para limpeza facial

De nada adianta ter ótimas maquiagens nos tipos e tons certos se sua pele não estiver limpa, hidratada e saudável. Por isso, invista em um produto de limpeza facial de qualidade e marca reconhecida.

Existem sabonetes,  géis,  cremes e outras texturas e basta escolher qual é o melhor para o seu tipo de pele. Antes de passar a maquiagem,  limpe muito bem a sua pele com ele.

Complete com um tônico e um hidratante apropriado. Antes de dormir, não se esqueça de retirar a maquiagem. Você pode começar a operação passando um bom demaquilante em todo o rosto.

Então passe o produto de limpeza facial e complete novamente com tônico e hidratante noturno.  Assim,  a maquiagem estará sempre a seu favor.

Se você ainda está insegura como realizar uma make incrível, veja estás dicas incríveis da Juliana Goes, que é uma especialista em make-up.

Esperamos que com essas dicas vocês consigam saber como escolher as maquiagens mais apropriadas, conforme seu tipo de pele. Boas Compras!!! 🙂

Se você gostou, clique nas estrelas e nos de uma avaliação.

Avaliação dos Leitores
[Total: 3 Média: 3.3]

Deixe um Comentário