7 passos simples para manter seus cabelos lisos

0
4822

CABELOS LISOS E SAUDÁVEIS

Dicas simples para fazer sua progressiva durar mais tempo pode economizar tempo e dinheiro no salão. Ter os cabelos lisos com alguns cuidados básicos é fácil, quer ver?

ANTES DA PROGRESSIVA

Muita gente não sabe, mas a escova progressiva não é um tratamento capilar, é apenas um procedimento para manter os cabelos lisos, embora pareça que os cabelos estão mais macios e sedosos, na verdade eles não estão saudáveis.

Isso ocorre porque a progressiva sela e impermeabiliza os fios. Acontece que com os cabelos lisos essa impressão nem sempre é realidade.

Quanto mais saudáveis forem os fios, mais eles absorverão o tratamento, por isso é importante alguns cuidados, inclusive antes do procedimento, para manter a saúde dos fios.

  • HIDRATAÇÃO

Para manter o cabelo saudável é importante fazer uma hidratação de queratina uns 15 dias antes de fazer a progressiva, assim, os fios serão selados com o tratamento e dessa forma é possível manter os cabelos lisos e hidratados por muito mais tempo.

  • COLORAÇÂO

Se você pretende tingir seus cabelos, saiba que a coloração enfraquece os fios tornando-os frágeis e quebradiços. Embora muitos cabeleireiros digam o contrário, não é aconselhável realizar dois procedimentos com química capilar no mesmo dia.

Ao mudar a cor de seu cabelo é importante realizar os procedimentos de forma programada. È assim que você consegue manter a cor e o cabelo liso de forma saudável e longínqua.

Quando você quer clarear, descolorir o cabelo, o procedimento deve ser realizado antes de fazer a escova progressiva pois a descoloração abre as escamas dos fios, o descolorante, da mesma forma que retira os pigmentos, retira também o produto da progressiva e o cabelo liso vai embora mais rápido.

O ideal é fazer a descoloração uns 20 dias antes da progressiva e hidratação 10 dias antes.

Já, se você pretende escurecer o cabelo ou cobrir os fios brancos a coloração deve ser feita uns 15 dias após a progressiva. Normalmente a escova progressiva clareia o tom dos fios e pode não ficar da forma desejada.

DEPOIS DA PROGRESSIVA

  • NA HORA DE PENTEAR

Utilizar a escova certa na hora de pentear os fios também é muito importante. Procure por escovas grandes, tipo raquete, com cerdas naturais e bem juntinhas.

7 simples passos para manter seus cabelos lisosEsse tipo de escova desembaraça sem quebrar os fios, distribui a oleosidade natural, dá brilho e ajuda a manter o cabelo liso.

Quanto a prender os cabelos é importante que os fios não fiquem muito apertados nem torcidos. Isso ajuda a manter os cabelos lisos por mais tempo.

Outro cuidado importante é NUNCA prendê-los quando estiverem molhados, o cabelo molhado tende a ficar mais frágil e sua estrutura pode ser mais facilmente modificada.

  • NA HORA DE LAVAR

A escolha do xampu e outros produtos adequados é o mais importante para manter os efeitos do cabelo liso por mais tempo e saudável.

Importante lembrar que a primeira lavagem, após a escova progressiva, deve ocorrer no intervalo mínimo de 48h.

7 simples passos para manter seus cabelos lisos A lavagem do cabelo liso com progressiva deve ser bem espaçada, é importante evitar a retirada dos produtos.

Quanto menos você lavar o cabelo mais tempo terá o cabelo liso.

Um aspecto essencial é considerar que a progressiva dura em torno de 40 lavagens, quanto menos lavar os cabelos mais tempo o efeito do cabelo liso irá durar!

Lembrando que o cloro da piscina também prejudica a estrutura capilar e, claro, quanto mais você molhar o seu cabelo na água da piscina, mais você irá lavá-lo e mais condicionadores e cremes você irá utilizar para manter os fios menos ressecados.

Para fugir da lavagem diária e excessiva mas não deixar os cabelos oleosos, é possível optar por uma lavagem a seco que deixa os fios soltos e perfumados.

FUJA DOS xampuS DE LIMPEZA PROFUNDA!!!! Os xampus de limpeza profunda penetram nos fios e retiram todos os resíduos do cabelo.

Quando usamos esse xampu com a progressiva nos fios, o efeito é retirado mais rapidamente pois os produtos que agem para manter os cabelos lisos são eliminados.

Com o uso do xampu adequado (neutro, sem sal e sem corante) e com lavagens espaçadas (máximo de 3 vezes por semana), é possível manter as vitaminas essenciais dos cabelos e tê-los lisos por um tempo prolongado.

Confira na embalagem o pH do seu xampu! Levemente ácido (entre 4,5 e 5,5) é o mais indicado. Já o alcalino abre as escamas e elimina o produto usado no tratamento.

Procure um xampu de efeito liso.

EVITE O USO DE CONDICIONADORES ! O uso de condicionadores e cremes acelera o desgaste da progressiva. Para ter cabelos lisos é preciso evitar ao máximo o uso desses produtos!

  • NA HORA DE SECAR

Use e abuse do secador de cabelo!!!! Sempre que possível procure secar os cabelos com a ajuda de um secador, de preferência a um com turmalina, invés de deixá-los secar naturalmente.7 simples passos para manter seus cabelos lisos

A escova progressiva é termo ativada, o uso do calor reforça a ação do produto e seu cabelo liso dura muito mais.

Não esqueça de proteger os fios com um leave-in com proteção térmica, com protetor solar e antifrizz antes do uso do secador, além de proteger também cria “uma capa” anti umidade!

A temperatura do secador e/ou da prancha não deve exceder a 180° para não ressecar e nem queimar os fios. Ao finalizar, jogue um jato de ar frio para evitar o frizz.

  • NÃO ESQUEÇA A HIDRATAÇÃO

Tratar o cabelo liso com progressiva significa investir em reconstruções, nutrições e hidratações periódicas.

Após mais ou um mês que foi realizada a escova progressiva, já é possível realizar nova hidratação ou cauterização que selam as escamas dos fios, selam as cutículas e proporcionam movimento ao cabelo.

É necessário realizar uma hidratação a cada 5 lavagens (pode ser caseira, com máscaras nutritivas, manteiga de karité, etc), nutrição a cada 10 dias e reconstrução, no mínimo, mensal.

Assim o cabelo consegue manter a umidade natural retirada pela impermeabilização da progressiva evitando o desgaste da estrutura.

  • RETOQUE SOMENTE A RAIZ

7 simples passos para manter seus cabelos lisos Quando seus cabelos crescerem e começarem a aumentar de volume, não saia correndo fazer uma nova progressiva, busque somente retocar as raízes.

Você maltrata menos seu cabelo, economiza (normalmente só o retoque é bem mais barato) e mantém o efeito de cabelo liso sem danificá-lo! 😉

Esperamos que você tenha gostado e você também poderá sugerir algum tema que você queira ver aqui no blog, deixe-nos saber nos comentários logo abaixo.

Se você gostou, clique nas estrelas e nos de uma avaliação.

Avaliação dos Leitores
[Total: 86 Média: 4]

Deixe um Comentário