Escova progressiva ou botox capilar: o que meu cabelo precisa?

103
98858

São tantas as novidades quando o assunto é tratamento para cabelos que muitas mulheres ficam perdidas ao ler tantas informações e sofrem ao tentar descobrir qual tratamento seu cabelo precisa, Escova progressiva ou botox capilar?

Escova progressiva ou botox capilar é a pergunta da vez.  Eles são iguais ou diferentes? Qual funciona mais? Há muita confusão e informações erradas sendo divulgadas mas desvendamos as melhores respostas.

É simples: quem quer um alisamento com tratamento deve optar pela escova progressiva. Já quem procura apenas diminuir o volume e o frizz do cabelo, e ganhar mais brilho pode fazer o botox capilar.

Enquanto a escova progressiva age de maneira uniforme em 100% dos fios, o botox capilar seleciona as mechas que realmente precisam de tratamento e trabalham somente ali.

Ambos os tratamentos costumam ter preços parecidos nos salões.

Escova progressiva ou botox capilar: o que cada um faz

A melhor maneira de saber qual tratamento seu cabelo precisa é entender detalhadamente como funciona cada tipo de tratamento e ver qual deles trará mais resultados para você.

 

Escova Progressiva ou botox capilarEscova Progressiva

  • O objetivo da escova progressiva é alisar o cabelo. Mas ela também ajuda a diminuir o volume e tratar os fios.
  • Tem esse nome justamente porque seu efeito é gradual, isto é, os cabelos ficam cada vez mais lisos e sem volume com as aplicações, progressivamente.
  • Deve ser feita a cada três meses aproximadamente, ou quando você notar que a raiz está muito mais volumosa que o restante do cabelo.
  • Antigamente era feita com formol, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) somente liberou 0,2% fossem usados. Muitos fabricantes trocaram essa substâncias por outros conservantes, e somente faça escova em locais que usem produto sem formol.
  • Como a queratina faz parte dos ingredientes da escova progressiva,  ela hidrata enquanto alisa os fios. Os cabelos ficam muito mais macios e bonitos no final.

 A melhor maneira de saber qual tratamento seu cabelo precisa é entender detalhadamente como funciona cada tipo de tratamento

Escova progressiva ou botox capilar qual tratamento seu cabelo precisa?Botox Capilar

  • O objetivo do botox capilar é reconstruir as fibras do cabelo. Ganhou esse nome porque funciona como o botox tradicional: ele preenche as rugas dos fios. Mas não usa o mesmo princípio ativo, a toxina botulínica, usada na pele.
  • Ele age apenas onde o cabelo precisa e não em 100% dos fios.
  • Na maioria das mulheres, a raiz dos fios é mais grossa do que as pontas. O botox capilar também age nisso, deixando o fio com a mesma espessura em todo o seu comprimento. Com isso, os cabelos ficam sem arrepiados, menos volumosos e não apresentam pontas duplas.
  • O tratamento de botox capilar exige uma manutenção a cada três meses, mas a vantagem é que o retoque pode ser feito apenas na raiz, o que pode baratear um pouco o custo dependendo do salão de cabeleireiro que você freqüenta.
  • O botox capilar também é uma alternativa de tratamento para pessoas que possuam algum tipo de alergia os princípios ativos da escova progressiva.

Dica: só faça escova progressiva ou botox capilar em salões que você já conheça ou que sejam recomendados por pessoas amigas. Converse sobre todos os detalhes do procedimento e tire todas as suas dúvidas. Antes do tratamento, peça para ver os produtos que serão usados em seu cabelo e só libere os que forem de marcas reconhecidas.  Assim você ficará mais segura.

Atualização: Geralmente pode-se passar o botox capilar a qualquer momento, mas o  mais indicado é que você faça uma consulta junto so seu profissional de beleza de confiança. Somente ele poderá avaliar seus cabelos para dizer se eles poderão passar por mais um tratamento, sem danificá-los.

O Botox Capilar pode-se passar depois de uns 1 a 2 meses, ou depois de 5 a 10 lavagens. Isso não é absoluto, vai depender de como você tratou os cabelos durante esse tempo. Por isso a dica da consulta é a mais indicada. 😉

Se você tiver algum comentário, por favor, deixe o seu no campo de comentários abaixo. 😉

Se você gostou, clique nas estrelas e nos de uma avaliação.

Avaliação dos Leitores
[Total: 2390 Média: 3.8]

 

103 COMENTÁRIOS

  1. Olá eu fiz q progressiva já fas 5 anos eu gostei do resultado só que eu senti falta do meu cabelo cacheado ai deixei a progressiva cm o tempo sair,só que estragou muito meu cabelo os cachos são muito altos e n são a mesma coisa,eu queria saber se eu fazer o BOTOX meu cabelo pode ficar cm os cachos menos volumosos?

  2. Me tire uma dúvida. O botox causa reação alérgica porque eu fiz esse procedimento num salão aqui perto da minha casa e estou com o couro cabeludo coçando e criando tipo umas bolhas e na minha testa e orelhas também a onde pegou o produto está irritado e criando bolhas

  3. Olá. Desde pequena meu cabelo era liso escorrido depois que começou a fase de hormônios meu cabelo continuou liso porém ficou seco atrás e um pouco volumoso, queria saber se eu preciso fazer botox ou selagem pois meu cabelo é liso, selagem e botox estragam o cabelo? Bjs

    • Maithe, se o seu problema é somente o volume e o fato dele estar com aparência seca, seria interessante fazer somente o botox, ele resolve. Porem, lembre que qualquer procedimento que você faça no cabelo requer cuidados, hidratação, nutrição etc..

  4. Bom dia
    Eu fiz luzes e danificou muito meu cabelo, passado uma semana farei progressiva, gostaria de saber se depois da progressiva, posso fazer o botox ou é desnecessário?
    Vi também que tem produtos da Forever que se chama SOS, pra evitar o emborrachamento, posso usa-lo depois da progressiva?
    Também tem uma linha que se chama anabolizante para cabelos, também da marca Forever, posso usa-lo?

    • Sou sobrinha de um cabeleireiro e aprendi que a progressiva em si já alisa e hidrata o cabelo , passo no meu e vejo esse resultado é acharia desnecessário passar o botox logo após a progressiva, aconselharia esperar uns meses para seu cabelo respirar um pouco !
      Se você for como Eu hidrato uma vez por semana e escovo ! A progressiva ou celagem dura muito e deixa o cabelo muito liso e sem volume , mas quando vc perceber q a raiz do seu cabelo estiver precisando de retoque antes do tempo de uma progressiva para outra no caso 3 meses , vc pode optar pelo botox que hidrata e deixa seu cabelo impecável após a escova , e com um brilho maravilhoso..

      Espero ter ajudado 😘😘

    • Bom dia…dei a progressiva zap no meu cabelo,mas na raiz ficou ondulado baixou e esta macio, junto do kit veio também o BOTOX da mesma marca,posso usa lo na raiz pra da uma melhorada ate o são João??dei ontem ela ou seja 20 dias depois

  5. Olá, bom dia. Gostaria de saber a respeito da progressiva Maria escandalosa fiquei sabendo dessa nova progressiva ate comprei uma mas não usei ainda fiquei com medo . recentemente usei BOTOX mas não gostei minha raiz ta do mesmo jeito volumosa meu cabelo ta danificados. Ressecado Eles são muito fino emborrachado..

    Gostaria de saber se é recomendado o uso da progressiva e se esta Maria escandalosa é boa mesmo . desde já meu mto obrigado!!!

    • Olá Mirelly,

      o ideal seria você dar um intervalo maior entre as aplicações. Consulte seu cabeleireiro para que ele faça uma avaliação de como está os fios de seus cabelos. 🙂

    • Olá Nely,

      Consulte seu médico sobre se as substâncias existentes na fórmula não irá prejudica-la. Somente ele, o médico, poderá lhe garantir que você poderá usá-los.

  6. Bom dia. Meu nome é Jeniffer, estou em dúvida se faço ou não o botox. Já fiz uma progressiva ha cinco anos atrás, hoje ele é muito fino e tenho muito pouco cabelo, ficaria bom se eu fizer o botox?

    • Olá Nathalia,
      Você poderá usar em todo o comprimento, mas consulte seu cabeleireiro para que ele faça uma avaliação adequada em seus cabelos e para que não haja erros. 😉

    • Olá BRUNA,

      O ideal é fazer um intervalo maior entre as aplicações, geralmente para botox 30 dias e progressiva 3 meses, claro, dependendo de como está a raiz. Para isso consulte seu cabeleireiro, e você saberá com confiança os intervalos adequados. 😉

  7. Olá! Faço luzes e gostaria de saber qual procedimento melhor para hidratar e abaixar o volume do meu cabelo, já que as luzes ressecam bastante o cabelo.

    • Olá Rafaella,

      O Botox é um tratamento que hidrata e baixa o volume dos cabelos. Consulte seu cabeleireiro para que ele faça uma avaliação adequada em seus cabelos e indique o melhor tratamento. 😉

  8. Olá , meu cabelo é fino e cacheado , eu nunca usei nenhum tipo de química nele só faço escova mesmo. Eu queria fazer algo para acabar com os cachos e hidratar o cabelo , mas estou em duvida entre selagem e botox, eu queria um que não usasse formol. Qual você me recomendaria? Obrigada.

  9. sjola eu fis progressiva ja fas tres messes e minha raiz esta muito cheia..e oresto do meu cabelo esta muito fino eu quero saber se posso alizar ou tenho que dar ouyta progressiva esto com medo que caia pq esta fino e na raiz esta cheio de mas

    • Olá Luciano Hamada,

      O botox é para baixar volume e hidratar os cabelos, e a progressiva alisar os fios. Você poderá escolher ou um ou outro, conforme a necessidade. Lembrando que a progressiva é um tratamento mais completo, pois alisando os fios, ela já baixará o volume. espero ter ajudado! 🙂

  10. Já usei botox e realmente baixa o volume. No começo tive muita dificuldades para realizar os procedimentos, até que consegui. Entretante como esclarecido na matéria o botox não alisa 100%, estou ansioso para usar progressiva, porém não tenho chapinha, mas tenho secador, o resultado será o mesmo ?

    • Olá Diego,

      O procedimento de uma escova progressiva envolve o uso de uma chapinha para o resultado ser avaliado e efetivo. Sem a chapinha é possível que você não goste do resultado. Agora você pode fazer a escova progressiva com um profissional da sua confiança. Logo, você terá um resultado profissional e aprenderá novas dicas. 😉

  11. Vou fazer uma bariatrica em desembro e não quero mais fazer progressiva, será que o botox vai hidratar o meu cabelo e quando devo tingir o cabelo antes ou depois do botox?… desde há obgdo..

    • Olá Rosana,

      Sim o botox hidrata os cabelos. O procedimento depende de qual botox (marca) você está usando. Consulte seu cabeleireiro de confiança para tirar a dúvida e qual marca ele utiliza, qual a recomendação do fabricante quanto a esse procedimento. 🙂

  12. Ola gostaria de saber se pode ser usado em homem também ? tenho um cabelo grosso e estou sempre pesquisando formas de ter um bom cabelo aparentemente e para pentear , meu cabelo é curto , o que me indica fazer dos 2 ? Obrigado

    • Olá Gustavo Lopes,

      Esses produtos tem funções distintas. O botox para baixar volume e hidratar os cabelos, e a progressiva alisar os fios. Você poderá escolher ou um ou outro, conforme a necessidade. Lembrando que a progressiva é um tratamento mais completo, pois alisando os fios, ela já baixará o volume. espero ter ajudado! 🙂

  13. Olá fiz uma escova progressiva e tive reação mais não era a primeira vez, fui pro hospital com coceira no corpo todo e cabeça, inchaço nos pulsos, pescoço e rosto foi horrível, nunca mais quero fazer.
    Alguém me indica outra forma de reduzir volume e Fritz de cabelos bem cacheados??

    • Olá Eliza,

      o mais indicado é que você consulte um profissional de sua confiança para analisar seus cabelos e indicar o melhor tratamento. Me parece que seus cabelos estão intoxicados, e precisam de uma revitalização. Não acredito que uma escova progressiva seria o indicado, mas um profissional poderá lhe dar a palavra final. 😉

  14. Ola,queria tirar uma duvida,eu fiso uma progresiva a mas ou menos 1 mes agora vou fazer outra,falei com minha cabeleireira ela dise q poso fazer outra mas eu to comedo sera q e ariscado?ha e tambem queria saber se depois de uns des Dias ja poso pintar meu cabelo

    • Olá Mariana,

      Você deve procurar seu profissional de confiança para refazer o tratamento, geralmente não há problemas. Quanto a tintura, dependendo do tipo de progressiva usada, você poderá fazer no mesmo dia ou se for com ácido sericina ou ácido glioxílico, após 4 a 6 lavagens dos cabelos, pois a tinta já está fixa. 🙂

    • Olá Carina,

      A função do botox capilar não é alisar, quem terá de realizar isso é a escova progressiva. O botox capilar deve baixar o volume e hidratar os fios, mas, se o profissional pranchar como se estiver fazendo uma escova progressiva poderá deixar os fios lisos. Mas daí é melhor fazer uma escova progressiva né? 🙂

  15. Olá, tenho cabelos cacheados, quero fazer o botox mais tenho medo que meu cabelo fique liso, pois não quero que alise. posso fazer o botox somente para hidratar e manter os cachos???
    Bjs

    • Olá Marcelle,

      A função do botox capilar não é alisar, quem terá de realizar isso é a escova progressiva. O botox capilar deve baixar o volume e hidratar os fios. Agora pra somente hidratar, é melhor usar uma máscara hidratante. Pergunte ao seu profissional qual destes procedimentos melhor se encaixa com a atual situação de seus cachos. 😉

  16. ola, fiz uma escova orgânica mas não gostei muito do resultado principalmente das pontas, não consigo deixar ele solto pra mim fica alto, mas com a chapinha fica muito bom, o botox ia ajudar? ou teria um tempo pra mim utiliza-lo? ou teria que deixar sair toda a escova orgânica pra depois usar o botox?

    • Olá Allana,

      Sem olhar como estão as pontas de seus cabelos é difícil fazer uma análise. O Botox hidrata os fios e baixa o volume. O mais indicado é que você consulte seu cabeleireiro para que tenha certeza do que fazer. 😉

  17. Olá!
    Fiz uma escova de aço a oito meses e a raiz já está muito ondulada, estou na dúvida se faço a progressiva novamente ou botox, pq senti dor de cabeça e um pouco de falta de ar depois de umas quatro horas q fiz a escova de aço. Qual fazer?

    • Olá Priscila,

      O Botox capilar, a função principal dele é hidratar e baixar o volume dos fios. A escova progressiva tem como resultado o alisamento dos cabelos. Você consulte seu cabeleireiro para analisar como está a raiz dos seus fios para indicar o melhor tratamento. 😉

    • olá Laiza,

      Geralmente os procedimentos de química devem obedecer um espaço de tempo. O indicado é que você consulte seu cabeleireiro para ele avaliar como ficou o resultado e lhe propor, repetir o processo ou o melhor tratamento para seu caso. esperamos ter ajudado! 🙂

    • olá Cleusa,

      Os espaços entre um tratamento e outro depende geralmente como está seus cabelos. O indicado é de 30 em 30 dias. Sempre consulte seu cabeleireiro, somente ele poderá lhe dar uma informação mais precisa. 🙂

  18. Olá, meu cabelo é cacheado a partir da raiz e volumoso, fiz uma progressiva há mais ou menos 4 ou 5 meses ou até mais, não sei. E a progressiva não trouxe mudança significativa pro meu cabelo (foi a 1ª vez que eu fiz) parecia que tinha sido só uma hidratação, após a cabeleireira ter passado o produto e feito todo o processo, meu cabelo ficou áspero demais como se estivesse com creme, acho que era resíduo do produto (ficou horrível e pedi pra ela repassar aquilo, escovar e pranchar novamente) e depois quando eu lavei na mesma semana acho, ele estava como antes, cacheado e armado.. Ou seja, ela não fez nem “cócegas.” Não entendi o porque, a cabeleireira foi uma indicação do meu namorado porque ela é chefe dele e trabalha só em casa, não tem salão e no dia usou um tal de Afro Brasil no meu cabelo.
    Eu fiquei desesperada porque poxa vida, eu esperava algo melhorzinho né.. Saí perguntando pra cabeleireiros, daí teve uns que disseram que ela deve ter feito coisa errada e teve um que me recomendou fazer Botóx capilar, só que o que eu quero é alisar e tirar pouco volume.

    Help me.
    Beijos!

    • Olá Lethícia, é bem comum isso acontecer, principalmente na primeira vez. Sendo a primeira vez que você fez progressiva então seus cabelos estavam sem nenhuma química, e nessas condições o procedimento pode demorar um pouco mais para dar o efeito desejado. Mas também pode ter sido algum erro na aplicação do produto: como não abrir as cutículas dos fios, procedimento importante em uma escova progressiva. O botox capilar é um tratamento que ira somente diminuir o volume dos fios. De qualquer forma, procure um cabeleireiro de confiança para analisar seus cabelos e ele com certeza lhe indicara um procedimento mais correto. deixo aqui a leitura de um tratamento bastante eficaz como escova progressiva. 😉

      • olha a 2 anos faço progressiva com uma colega de serviço, e o meu cabelo também era assim s desde a primeira vez ficou liso. E não ficou espigado, nem artificial.A cabeleireira tem que aplicar produtos bons e fazer uma boa escova senão o produto não adere.

    • Olá Flavia,
      O recomendado geralmente é depois de 30 a 45 dias, dependendo de como seu botox capilar se mantiver. A dica é consultar seu cabeleireiro pois ele poderá lhe afirmar como você poderá cuidar para que seu botox dure o maior tempo possível. 😉

    • Olá Edvania,

      O indicado é que você escolha um ou outro. Os dois tratamentos no mesmo dia iria ser uma carga de química demasiada para seus cabelos. Consulte seu cabeleireiro que ele saberá lhe indicar o melhor tratamento. 🙂

  19. ja que a progressiva alisa eo botox e uma hidrataçao profunda ,oq devo passar primeiro a progressiva ou o botox e qual pausa entre um e outro bjo obgda…

    • O mais indicado é você consultar um cabeleireiro para seu cabelo ser avaliado. Geralmente faz-se a progressiva e depois o botox. A progressiva alisa e o botox mantêm. 🙂

    • Olá Pamela, a melhor forma de avaliar seu cabelo é pedir para um profissional fazer essa avaliação. Do jeito como você falou, eu diria que uma escova progressiva seria a melhor opção, mas estaria dando essa dica sem olhar seus cabelos. Então a dica é: procure um profissional de sua confiança e peça uma avaliação. 😉

  20. Eu pretendo fazer botox capilar, mas gostaria de saber algumas dicas de produtos recomendados para isso, não quero ser enganada em nem um salão.
    Podem me ajudar nessa?
    Não conhecia seu blog, e já estou apaixonada, é tudo lindo!
    Dá uma passadinha no meu blog quando puder: Sexo, Fraldas e Rock'n Roll
    Bjs***

Deixe um Comentário